sexta-feira, 31 de julho de 2009

Jazzmaster

A Fender lançou a Jazzmaster em 1958. O seu shape com linhas suaves e uma inclinação na parte posterior (o que muda o centro de gravidade do instrumento) sugeria uma guitarra ideal para se tocar sentado, portanto, perfeita para músicos de jazz e blues.
Uma concepção que reunia conforto, boa sonoridade e apelo visual... Consequentemente um sucesso de vendas certo???
ERRADO! Ela sucumbiu à coqueluche da dupla Strato/Telecaster. O modelo acabou não decolando. Caiu nas graças dos músicos de estilo grunge, punk, surf music e principalmente no circuito underground porque era uma Fender e era baratinha.
Como o universo da música é cheio de mistérios, ela acabou virando uma lenda e ganhou a preferencia de guitarristas ilustres, entre eles Kurt Kobain, Robert Smith; os Johns Lennon e Fusciante e Elvis Costello. Costello inclusive foi agraciado com o privilégio de assinar o modelo comemorativo do quinquagésimo aniversário da moça.


A Fender ainda lançou quase que simultaneamente à Jazzmaster os modelos Jaguar e Mustang todas com o mesmo apelo visual, apenas com diferenças na captação e na escala (todas as Jazzmasters têm escala em madeira escura, se não me engano Rosewood e captadores modelo P90).


E eu como estou entre os admiradores nada ilustres da Jazzmaster, resolvi prestar também minha humilde homenagem à lenda!



Nenhum comentário: